Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Byrsonima alvimii W.R.Anderson VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-04-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Byrsonima alvimii é uma espécie arbórea, atingindo até 20 metros de altura. Sua população ocorre de forma fragmentada, em Floresta Ombrófila Densa Montana e na Mata Higrófila da região sul da Bahia e norte do Espírito Santo. O sul do Estado da Bahia é conhecido por abrigar as maiores plantações de cacau do Brasil. O sistema de cabruca foi responsável pela perda drástica de vegetação nativa na região. Além disso, árvores nativas sempre foram abatidas em grandes quantidades para a produção de lenha e carvão. A espécie apresenta EOO de 14.336,63 km² e foi considerada "Vulnerável" (VU). B. alvimii foi identificada em apenas uma unidade de conservação (SNUC)e está sujeita a duas situações de ameaças. Suspeita-se que o declínio contínuo em extensão de ocorrência e área de ocupação ainda ocorra, assim como a perda da qualidade do hábitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Byrsonima alvimii W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Byrsonima alvimii possui esse nome em homenagem ao Dr. Paulo de T. Alvim, que como Técnico-Científico Diretor da CEPLAC desempenhou um papel importante no incentivo de coletas e estudo da flora da Bahia.Esta espécie pertence a Niedenzu's série Psilonemis, devido às suas pétalas rosa e anteras pilosas com um conectivo extendido. Dentro deste grupo não aparenta ter nenhuma relação próxima. Distingue-se por sua estatura, e folhas longas coriáceas pecioladas, 1-3 flores arranjadas em cima escorpióide com um pedúnculo frequentemente desenvolvido, brácteas e bractéolas grandes, e sépalas densamente pilosas. Assemelha-se a B. schomburgkiana, mas o autor não se convence que estas são realmente relacionadas (Anderson, 1982).

Dados populacionais

​Não há dados populacionais para a espécie.

Distribuição

Endêmica dos Estados da Bahia e Espírito Santo (Mamede, 2010).

Ecologia

Árvore de até 20 m de altura e 35 cm de diam.; caule quase glabro exceto abaixo da inserção das estípulas que é hisurta. Folhas com lamina grandes elípticas, coriáceas, glabras. Flores rosa, sem dados para frutos. De acordo com a etiqueta do tipo, o nome comum desta espécie é "mucambo roxo" (Anderson, 1982), Silva et al. (2008) ainda citam que no sul da Bahia esta recebe o nome de "murici".

Ameaças

1.1.3.2 Large-scale
Severidade very high
Detalhes A espécie é ocorre na Reserva Biológica de Una, BA, em local de floresta de tabuleiro (Amorim, et al., 2009), em áreas florestais severamente perturbadas para a plantação de cacau (capoeiras, na Zona cacaueira) do sul da Bahia (Silva et al., 2008).

9 Intrinsic factor
Incidência national
Severidade very low
Detalhes A espécie é considerada rara na Reserva Biológica de Una, BA, em local de floresta de tabuleiro (Amorim, et al., 2009)

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: "Criticamente em Perigo" (CR), segundo a Lista de espécies da flora ameaçadas de extinção no Estado do EspiritoSanto (Simonello; Fraga, 2007).

1.2.1.2 National level
Observações: "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Lista de Espécies Ameaçadas da Flora Brasileira (MMA, 2008).

Referências

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - I. Contr. Univ. Mich. Herb., v. 15, p. 98-100, 1982.

- AMORIM, A.M.; GOMES, J.J.; MIRANDA, M.L.; FIASCHI, P.; BORGES, R.A.X.; OLIVEIRA, R.P.; WAYT, T.W. Angiospermas em remanescentes de floresta montana no sul da Bahia, Brasil. Biota Neotropica, v. 9, n. 3, p. pp. 313-348, 2009.

- SILVA, J. T. R. Chuva de Sementes em Ambientes Perturbados e Não-Perturbados na Floresta de Mata Atlântica do Sul da Bahia, Brasil. Mestrado. Piracicaba, SP: Universidade de São Paulo, 2008.

- MAMEDE, M.C.H. Byrsonima in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008828>. Acesso em: 24/08/2011.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- SIMONELLI, M.; FRAGA, C.N. (ORG.). Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo, IPEMA, Vitória, 2007.

Como citar

CNCFlora. Byrsonima alvimii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Byrsonima alvimii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/04/2012 - 19:25:17